A FPT Industrial segue liderando o mercado de propulsão alternativa alcança até as pistas de esqui. Apenas alguns dias após o lançamento na IAA, em Hannover, na Alemanhã, a FPT Industrial apresenta a primeira aplicação conceito do novo motor de combustão a hidrogênio XC13 e uma nova parceria firmada com um parceiro de excelência, equipando um veículo limpador de neve.
Saiba mais sobre a parceria da FPT Industrial
Primeiramente, foi em 23 de setembro, em Vipiteno (Bolzano, Itália), que a PRINOTH, uma empresa líder mundial na área de produção de veículos limpadores de neve e veículos sobre esteiras, comemorou seu 60º aniversário apresentando todos os modelos que fizeram parte de sua história.
Além disso, o evento contou também com os seus lançamentos mais recentes, incluindo o LEITWOLF h2Motion, o primeiro veículo limpador de neve movido a hidrogênio do mundo. Veículo, esse, que possui um motor de combustão interna da FPT Industrial. O novo veículo conceito é equipado com o novo FPT XC13 Hydrogen, motor de 13 litros e seis cilindros que fornece 460 cv (338 kW) e 2.000 Nm de torque.
Conheça o veículo limpador de neve XC13
Assim, foi revelado na IAA de 2022, o novo XC13 da FPT Industrial, sendo ele o primeiro motor multicombustível de base única. Isso quer dizer que ele pode funcionar tanto a partir do diesel, quanto a gás natural — incluindo o biometano — hidrogênio e combustíveis renováveis, o motor base foi concebido em múltiplas versões para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no produto final.
Beneficiando-se de longa experiência em combustíveis alternativos, o motor a hidrogênio XC13 é um novo conceito, que busca uma oferta complementar para acelerar o processo de descarbonização do setor de aplicações industriais.
Tecnologia que impressiona até na neve
Por conseguinte, o motor de combustão a hidrogênio XC13 instalado no PRINOTH LEITWOLF h2Motion é uma tecnologia adicional do portfólio industrial da FPT para soluções de zero emissão de CO2. Afinal, a FPT Industrial tem forte compromisso com a sustentabilidade.
Deste modo, o XC13 oferece aos clientes a familiaridade com a qual já estão acostumados nas máquinas tradicionais. O combustível de hidrogênio é armazenado em cinco tanques instalados na parte traseira da máquina, para um tempo de funcionamento estimado de mais de 3 horas.
Projetado principalmente para preparar pistas de estações de esqui maiores devido à sua potência e tamanho, o novo veículo conceito representa mais um passo em direção ao objetivo da PRINOTH de oferecer uma frota totalmente neutra em carbono e a colaboração com a FPT Industrial sinaliza o compromisso mútuo das duas empresas com a sustentabilidade em aplicações off-road. Impressionante, não é mesmo?
Por fim, depois de se inteirar nas novidades da FPT Industrial, aproveite para descobrir 4 motivos para você optar pelo original reman, entendendo como o aperfeiçoamento dos motores faz diferença não só para os veículos, mas para o meio ambiente.