A Fábrica da FPT Industrial localizada em Córdoba está celebrando mais um aniversário na região argentina onde produz e comercializa os motores pesados Cursor 9, 10, 11 e 13, juntamente com a linha média NEF, especialmente projetada para transporte e agricultura.
Este ano, a unidade comemora uma década de produção ininterrupta, depois de atingir as marcas de mais de 150.000 motores fabricados no país e mais de 100.000 equipamentos exportados. Por isso, não poderíamos deixar de conhecer mais a fundo a história de referências que fazem parte da fábrica desde o seu início.
FPT na Argentina
Primeiramente, o início da fábrica data de 2012, quando a marca produziu os primeiros motores industriais na Argentina. Na época, a fábrica fez investimentos no parque industrial para fabricar a primeira linha de motores da Série Cursor.
“No ano seguinte nos propusemos a adicionar os motores NEF em nossa própria linha independente e, em 2014, o processo de usinagem de Blocos e Cabeçotes chegou”, afirma Maximiliano Quaino, atual gerente da fábrica, na época membro da área de Lançamento.
Portanto, em um tempo muito curto, mas em alta velocidade, os trabalhadores estavam produzindo novas versões de motores para completar toda a gama de motores para o mercado.
A FPT Industrial não para de crescer
Por conseguinte, em 2015, Quaino transferiu-se para a área de Engenharia de Produção, onde era responsável pelos métodos de processo de instalação e manutenção da fábrica da FPT Industrial. Posteriormente, ele foi responsável pela área de Produção de Motores com as três linhas de produtos e no ano passado atuou em todas as operações da fábrica como gerente.
Desse modo, afirma: “Desde 2012 temos um crescimento constante nas instalações de novos equipamentos e novas tecnologias, para atender não só os volumes de produção, mas também melhorar a produtividade com custos mais baixos, melhor qualidade e, sobretudo, sustentabilidade”.
Além disso, ele destaca a equipe de trabalho reforçada e sua qualidade humana. “Dos operadores aos níveis médio e hierárquico há comprometimento e orgulho em trabalhar nesta planta. Nós somos uma grande família”.
Desafios da FPT na Argentina durante a pandemia
No entanto, a chegada da pandemia implicava um grande desafio para toda a equipe de trabalho da FPT Industrial: “Nos tornamos praticamente conselheiros de saúde nos primeiros meses, trouxemos equipamentos especiais para adaptar as instalações e higienizar todos os meios de trabalho, priorizando e garantindo a saúde de nossos colaboradores. Junto com o grande esforço dos trabalhadores, conseguimos cumprir todos os compromissos com os clientes”.
Da mesma forma, a fábrica faz parte da empresa global e é padronizada com uma gestão regional latino-americana que se relaciona constantemente com as demais fábricas na Europa, China e seus distribuidores: “A comunicação é contínua, temos reuniões semanais constantes com eles, como dias de benchmarking, de melhores práticas, compartilhamento de relatórios de produção e produtividade de estoque. No caso dos revendedores, eles geralmente se encontram e visitam as instalações.”
Projeções para o futuro
Considerando as projeções para a FPT Industrial, Quaino destaca que busca principalmente “manter o volume e a produção que temos alcançado nestes meses”, enquanto que, para o ano, “estima-se produzir 30 mil motores, além de novos projetos de exportação ligados a novas famílias de produtos que cobrem e fortalecem novos mercados de clientes”.
Por sua vez, Juan Tesio, diretor industrial do Iveco Group Argentina, ressalta: “O nível de tecnologia e profissionalismo da equipe da fábrica argentina são motivos de orgulho para toda a região. Temos aumentado ano a ano a capacidade de produção e os padrões de qualidade em cada um de nossos produtos, para atender as necessidades dos clientes e as exigências dos diferentes mercados da América Latina”.
Nossa equipe torna-se uma grande família
Luis Raúl Frison tem 40 anos de experiência em motores e transmissões e pertence à área de Qualidade da fábrica desde 2011; especificamente na Auditoria de Produtos.
“A proposta de fazer parte da FPT Industrial representou um grande desafio pessoal para adquirir uma nova experiência em motores pesados”, diz Frison. No início, ele fez parte dos primeiros grupos formados na fábrica da FPT Brasil em Sete Lagoas (MG).
“Aprendemos toda a experiência de montagem do motor que fabricaríamos em Córdoba para toda a América Latina e, em abril de 2012, produzimos o motor Cursor que abastece as empresas CNH Industrial e IVECO”. Além disso, Frison acrescenta que o motor é montado com operadores altamente treinados, para as diferentes variantes dos Cursor 13 e Cursor 9.
Na área de Produção e Montagem da FPT Industrial, Luis é responsável por decidir critérios específicos do produto até que ele chegue à versão final, de acordo com as necessidades do cliente.
Produção qualificada para entregar o melhor para os clientes.
Por sua vez, gerenciar a qualidade do produto é fundamental em toda a cadeia produtiva: “A responsabilidade de cada área nos diferentes processos é total, pois desde o primeiro dia começamos a trabalhar com um sistema de melhoria contínua (WCM: World Class Manufaturing) para poder alcançar um produto final que satisfaça completamente o cliente”.
Já no fim de 2021, esse sistema WCM é renovado, e a fábrica de Córdoba implementa um novo sistema de trabalho, criando novas soluções voltadas para melhorias contínuas.
“Esse novo sistema se chama DOT (Driving Operations Together), e é um novo programa de excelência operacional que integra software e dados para melhorar o desempenho e a confiabilidade no desenvolvimento operacional”, diz o colaborador.
Por fim, Frison expressa a importância, para todos os trabalhadores, do recorde alcançado este ano com a produção de 150.000 motores: “Esse marco representa um orgulho muito importante para todos nós que compõem a empresa. Nesse sentido, fazer parte dela é uma grande satisfação para o grande ambiente de trabalho. Não somos apenas uma grande equipe de profissionais, mas também uma família.”
_____
Agora que você já sabe mais sobre a FPT Industrial na Argentina, aproveite para conferir uma entrevista exclusiva sobre melhores práticas com Gilberto Zélvis, Consultor Externo Pós-Venda da FPT Industrial.