Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Torque e Potência – Conceito e Aplicação em Motores On Road

O torque e a potência desempenham um papel de extrema importância no motor de um veículo. Mas você sabe o que significa cada uma dessas terminologias e suas devidas aplicações em um automóvel? O Blog da FPT explica.

A potência é a energia produzida pelo motor por determinado tempo, ou seja, a rapidez com que ele pode trabalhar. Medimos ela em “cavalos”, através de um dinamômetro. Este instrumento impõe uma determinada carga ao motor, resultando na medição da quantidade de potência que ele pode produzir em cima desta carga. O resultado é a quantidade de trabalho mecânico fornecido pelo motor em um determinado tempo. É desse resultado que calculamos a potência gerada.

Já o torque é a capacidade do motor de produzir movimentos rotativos. Normalmente é medido em kgfm (quilograma x força x metro). Quanto maior o torque, melhor o motor responderá às acelerações. Em um veículo, quanto maior o torque, mais rápido ele sairá do lugar, ou seja, maior a capacidade de aceleração.

Mas qual seria a diferença entre estes dois conceitos? É importante saber que o torque e potência são processos complementares. O torque está ligado a um curso grande do pistão, a baixa velocidade dos gases na explosão e na exaustão. Já a potência está relacionada a maior velocidade de explosão e eliminação dos gases e ao pequeno curso do pistão. Em outras palavras: torque é a força que um motor disponibiliza, e potência, a capacidade com que transforma o combustível em energia mecânica.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]