Na busca por soluções mais sustentáveis para o meio ambiente que atendam às medidas do Proconve P8, a descarbonização do setor de transportes, através do uso de fontes de combustíveis mais limpas, se tornou uma prioridade global.
No Brasil, o etanol já substituiu grande parte da gasolina. Para substituir o diesel, já temos o biodiesel e, agora, também temos o biometano, um combustível idêntico ao já conhecido gás natural veicular (GNV)
A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre o cenário do biometano/GNV e sobre a linha de motores a gás da FPT. Continue a leitura!
Cenário do biometano/GNV
De acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), de 2023 a 2032 a oferta de gás natural na rede brasileira deve crescer em 34%.
Dentre outros fatores, essa alta será impulsionada pelo aumento na disponibilidade do gás natural, graças a novos projetos que devem entrar em campo.
A estimativa é de que o total de gás injetado na malha de dutos nacional saia dos 134 milhões de m³/dia projetados para 2023 e alcance os 182 milhões de m³/dia em 2033. Em 2022, a oferta de gás na rede ficou em 116 milhões de m³/dia.
Além disso, o uso do biometano e do GNV trazem benefícios tais como:
- -95% de emissão de Material Particulado;
- -90% de emissão de NO2;
- -10% de emissão de CO2 (com GNV);
- -95% de emissão de CO2 (com biometano).
Ainda, conforme a Associação Brasileira de Biogás (ABiogás), o potencial teórico de produção do biogás brasileiro, por ano, seria suficiente para suprir 40% da demanda interna de energia elétrica e 70% do consumo do diesel.
No entanto, apesar do biometano/GNV ser uma opção de combustível mais sustentável, é importante ressaltar que os motores que o utilizam podem apresentar um desempenho menor em comparação ao diesel.
Para nós, da FPT, mesmo com a ascensão dos combustíveis alternativos, acreditamos fortemente que o diesel manterá seu protagonismo nos próximos anos. De fato, cerca de 300 mil motores a diesel são produzidos no mercado regional anualmente.
Os motores a gás da FPT
Pioneira de um futuro mais sustentável, a FPT conta com uma ampla experiência comprovada no setor de motores a gás.
Nossa tecnologia torna autossuficientes a produção e o uso do combustível em fazendas e indústrias rurais sustentáveis, permitindo ao cliente utilizar o biometano produzido através da biomassa ou resíduos.
Dessa maneira, máquinas como o trator New Holland T6 Methane Power, o caminhão IVECO S-Way NG e equipamentos, como motobombas, unidades de potência e geradores de energia podem ser abastecidos.
Como parte do ciclo completo, os dejetos de animais podem ser transformados em biogás dentro da propriedade e se tornarem fontes valiosas de combustível.
Além disso, com a nossa tecnologia de propulsão por biometano diversas vantagens ambientais podem ser obtidas, como:
- Redução considerável das emissões se comparado ao motor diesel padrão;
- Pronta disponibilidade de combustível;
- Redução da pegada de CO2 dos produtores rurais.
Para cada família diesel, a FPT é a única marca que oferece a versão gás equivalente, ou seja, nossos motores a gás possuem desempenho semelhante aos motores diesel.
Os principais motores a gás da FPT são divididos em três categorias:
- Motores leves: F28 e F1C;
- Motores médios: NEF 60 e NEF 67;
- Motores pesados: Cursor 8, Cursor 9 e Cursor 13.
Com um portfólio composto do maior range de potência do mercado, de 75 hp a 460 hp, os motores da FPT apresentam até 30% de economia de combustível, intervalos de serviço compatíveis e motor menos ruidoso em relação à versão diesel, além de serem compatíveis com GNL, GNV e biometano.
No segmento de gás natural na Europa, a FPT Industrial detém mais de 85% do market share de caminhões pesados e 70% de market share no mercado de LCVs.
Mais do que motores, a FPT promove soluções sustentáveis que nos ajudam a construir um futuro mais limpo.
Conheça o Cursor 13 Multicombustível da FPT, lançado na Agrishow 2024.