Sempre à frente das soluções inovadoras para trazer motores robustos com a melhor potência e torque, a FPT utiliza o sistema de unidade injetora de combustível em seus motores a diesel. Assim, a unidade injetora representa uma evolução nos sistemas de injeção, de modo que garante, além de um excelente nível de pressão, uma economia de combustível.
Dessa forma, completando a nossa trilogia sobre o funcionamento dos motores FPT, hoje vamos conhecer mais sobre esse sistema que está presente em diversos veículos. Acompanhe!
O que é a unidade injetora
De início, a unidade injetora tem como função principal injetar o combustível no motor, recebendo esse nome por causa de seu funcionamento e a forma com que ativa a injeção. Deste modo, quando a unidade injetora está presente em um sistema, a injeção é ativada de maneira individual em cada unidade.
Sistema UIS
Existem diferentes tipos de unidades injetoras. Sem dúvidas, os avanços tecnológicos e as exigências nos parâmetros de controle que viam a necessidade de uma injeção mais flexível, facilitaram o surgimento do sistema UIS, que é utilizado pela FPT.
Por conseguinte, o sistema UIS integra a bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta para cada cilindro do motor. Dessa forma, o conjunto porta-injetor dos sistemas convencionais é substituído, o que dispensa o uso das tubulações de alta pressão e, ainda, possibilita atingir elevados valores de pressão.
Neste mecanismo, a injeção é controlada por meio de uma válvula eletromagnética de acionamento rápido, sendo moderada pela unidade eletrônica de comando, que determina o melhor momento e o volume ideal de combustível para ser injetado em cada condição de funcionamento do motor.
Além disso, a unidade de comando utiliza as informações obtidas dos diversos sensores instalados no motor, proporcionando um funcionamento eficiente e seguro. Confira em detalhes o funcionamento desse sistema e sua atuação no motor abaixo.
Entenda o funcionamento da unidade injetora de combustível
O sistema de unidade injetora da FPT Industrial tem um funcionamento bastante específico. Nele, o combustível é aspirado no tanque, passa pelo pré-filtro e entra na placa de arrefecimento da central eletrônica. Em seguida, o combustível passa pela linha até a bomba rotativa, que o envia para o filtro.
Depois, o combustível é transferido através das galerias do cabeçote para as unidades injetoras. Assim, ao chegar nas unidades injetoras, o mesmo é pressurizado internamente para realizar a injeção e, simultaneamente, durante este processo, o ar admitido é comprimido, seguido da pulverização do combustível. A partir daí, ocorre a combustão, processo que transforma energia química em energia mecânica.
Por fim, ocorre a exaustão dos gases provenientes da queima. É importante lembrar que a sobra do combustível de pressurização interno retorna para a bomba rotativa que então o transfere para o tanque.
Assista ao vídeo completo e entenda passo a passo como o sistema da unidade injetora funciona:
Benefícios da Unidade Injetora para motores a diesel
Por fim, quando utilizada em boas condições, a unidade injetora entrega muitos benefícios para os motores a diesel, entre eles estão:
- Aumento da economia de combustível;
- Acionamento mais preciso no momento de injeção;
- Realização da pulverização do combustível adequada;
- Distribuição de combustível na quantidade e pressão corretas aos bicos injetores;
- Injeção uniforme de combustível no motor.
Portanto, deu para notar que o sistema de unidade injetora é uma evolução na tecnologia para os motores on e off road que precisam estar preparados para lidar com as situações mais extremas, certo? É assim que a FPT busca produzir motores com sistemas que garantam maior eficiência, menor consumo de combustível e emissões de poluentes.
Gostou de conhecer mais sobre o funcionamento dos motores FPT e o inovador sistema de unidade injetora de combustível? Então, conheça em detalhes a estratégia da FPT para atingir a meta carbono zero até 2040, fortalecendo o nosso compromisso com a sustentabilidade.