No final de novembro de 2022, em Maputo, capital de Moçambique, a FPT Industrial entregou um gerador de energia doado como parte de um projeto realizado em conjunto com o Fundo de Solidariedade da CNH Industrial e a WeWorld.
Desse modo, o projeto visa a mitigar os efeitos das mudanças climáticas na província de Manica, que foi repetidamente atingida por ciclones mortais nos últimos anos, construindo comunidades resilientes, escolas e melhorando o gerenciamento de risco.
A cerimônia de entrega contou com a presença de Luisa Celma Meque, presidente da INGD; Eduardo Berzi, primeiro secretário da embaixada italiana em Moçambique; Paolo Gozzoli, diretor da Agência ICE em Maputo; Piero Meda, representante da WeWorld; e foi aberta com uma mensagem de vídeo de Egle Panzella, gerente de sustentabilidade da FPT Industrial.
Saiba mais sobre o uso do Gerador N45
É importante ressaltar que o gerador N45 SM 1A, de 59–65 kW, doado e gerenciado com o apoio do revendedor local Engineco, garantirá a continuidade do fornecimento de recursos elétricos após graves desastres naturais que afetam a rede de energia. Além disso, ele vai assegurar a continuidade das operações relacionadas ao atendimento a emergências realizadas pelas Comissões de Gerenciamento de Risco Escolar, pelos operadores da Defesa Civil e por outros profissionais de emergência.
Sendo projetado para fornecer energia elétrica a hospitais, centros de saúde e escolas, o gerador aumentará gradualmente a resiliência dos habitantes locais contra os efeitos da mudança climática, permitindo que a nossa marca faça parte de um projeto direto prático que envolve o apoio às comunidades, cuidado com o meio ambiente, treinamento sobre primeiros socorros e promoção da sustentabilidade de modo integral.
Da mesma forma, o nosso compromisso, em conjunto do Fundo de Solidariedade da CNH Industrial e da WeWorld com as pessoas de Moçambique, também é o tema do documentário “Moçambique, reconstruindo o futuro”, premiado em outubro de 2022, no Festival de Desenvolvimento Sustentável em Bolonha (Itália), que pode ser assistido acessando este link.
Objetivos da WeWorld
Com sede em Milão, na Itália, e atuando em 27 países, a WeWorld vem trabalhando há mais de 50 anos para garantir os direitos e a igualdade de oportunidades para mulheres, meninas e meninos, por meio do acesso aos recursos, saúde, educação e trabalho, e está presente em Moçambique desde 2000.
“Este importante projeto inclui elementos fundamentais, como atendimento a emergências, reconstrução de escolas, infraestruturas e educação. Todas essas áreas também são o foco da marca FPT Industrial, no que se refere ao apoio às comunidades locais”, afirmou Egle Panzella, gerente de sustentabilidade da FPT Industrial, em sua mensagem de abertura. “Agora, o gerador fornecido pela FPT Industrial está em Maputo. Esperamos que ele nunca precise ser usado, mas, ao mesmo tempo, nos sentimos mais confiantes de que ele seja capaz de servir à comunidade em caso de emergência.”
“Graças ao apoio da FPT Industrial, conseguimos entregar um gerador de energia à Defesa Civil de Moçambique (INGD), que será usado para garantir o fornecimento de recursos elétricos a armazéns e escritórios operacionais da Defesa Civil durante a temporada de ciclones”, explicou Piero Meda, representante nacional de Moçambique na WeWorld. “Esta ação concreta se tornou possível graças ao envolvimento da FPT Industrial, que compartilha conosco o compromisso de apoiar e promover a resiliência das comunidades e instituições de Moçambique. O gerador representa a contribuição mais recente da FPT Industrial para apoiar os projetos da WeWorld em Moçambique, e esperamos que essa parceria continue fazendo parte do nosso trabalho integralmente.”
Por fim, ressaltamos a importância do envolvimento e do apoio às comunidades, colocando em foco a sustentabilidade local. Se você quiser saber mais sobre nossa atuação internacional, saiba mais sobre a celebração de 10 anos da FPT na Argentina.