Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Proconve: o que esperar para 2017

Você certamente já ouviu falar (e muito) sobre o Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores). Em vigor no Brasil desde 2012, o programa tem como objetivo controlar a emissão de poluentes para equipamentos pesados, seguindo um padrão adotado nos Estados Unidos e Europa.

 

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a ter esse controle da emissão de poluentes para veículos automotores, que devem passar a emitir no máximo 0,02 g/kWh de material particulado (80% a menos) e de 2,0 g/kWh de NOx – o que representa uma queda de 60%.

 

A lei já é válida para veículos automotores rodoviários, como carros de passeio, ônibus e caminhões. A partir de 2017, os fabricantes de máquinas agrícolas também deverão adequar todos os seus produtos às normas, colocando no mercado equipamentos que não agridam o meio ambiente, a partir de 1º de janeiro.

 

Como vai funcionar?

A partir de critérios técnicos, o Proconve estabelece um limite máximo de emissão de poluentes às máquinas novas, de uso agrícola e de construção, nacionais e importadas, com potência igual ou maior de 37 kW (50 cv) até 560 kW (761 cv). Para 2017, todos os modelos com potência igual ou superior a 19 kW (25 cv) até 560 kW (761 cv) devem atender à exigência.

Esses produtos não poderão emitir mais do que 5,0 g/kWh de CO (monóxido de carbono), 4,0 g/kWh de HC + NOx (hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio) e 0,3 g/ kWh de MP (material particulado similar a norte-americana Tier 3).

 

Pioneirismo

A FPT é a produtora com a maior quantidade de motores homologados em conformidade com a legislação MAR-I no mercado sul-americano. Os motores menos poluentes são encontrados na nova linha de colheitadeiras, como a Axial-Flow Série 130, da Case IH, equipadas com motor Cursor 9, já homologado para atender à norma do Proconve. Além de linhas de tratores da CNH Industrial, máquinas de construção, geradores e sistemas de irrigação de diversos fabricantes.

 

Curiosidade

As emissões de NOx (óxido de nitrogênio) no mundo são de 10 milhões de toneladas por ano, provenientes de fontes naturais (1 milhão nos Estados Unidos) e 40 milhões de toneladas por ano, de fontes antropogênicas (6 milhões nos EUA) oriundas principalmente dos processos de combustão, tais como as emissões automotivas.

 

E você, está preparado para as normas do Proconve?

 

Leia mais sobre sustentabilidade em:

Reduzindo a poluição atmosférica com o Arla 32 nos motores FPT

 

 

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]