A FPT Industrial está em constante evolução para entregar a seus clientes produtos de excelência, e com nosso querido CURSOR 13 não seria diferente!
É fato que o motor CURSOR 13 é um sucesso! Devido sua tecnologia embarcada e toda a performance oferecida. A última modificação significativa, foi a adoção do sistema de Injeção Common Rail e cabeçote todo redesenhado pra receber essa tecnologia.
As primeiras versões de motor Cursor 13 com o Common Rail, começaram a ser comercializadas em 2015 na Europa com a implementação das diretrizes de emissão de gases Euro 6/VI.
Hoje temos motores CURSOR 13, nas mais diversas aplicações, como agricultura, marítima e geração de energia.
A partir de 2020 tornará mais comum ver esses modelos de motores com tecnologia Common Rail na América do Sul.
Uma das vantagens da tecnologia Common Rail é o cabeçote específico.
Os cabeçotes compatíveis com a tecnologia Common Rail, utilizam o conceito de projeto Clean, com menos peças móveis. Isso facilita nas operações de manutenção e ajuste do motor.
Outra vantagem dos cabeçotes da linha CURSOR é que todos seus componentes ficam dentro do próprio cabeçote, não havendo componente de transição com o bloco do motor.
ESPECIFICAÇÕES DO MOTOR
- Marca /Modelo: FPT Industrial / C13
- Cilindrada Total: 12.9L (12998cc)
- Range Potência: 410 a 999 cv @ 1900rpm
- Torque Máximo: 2003 a 3355 Nm @1500rpm
- Número de cilindros: 6 em linha
- Número de Válvulas: 24
- Ciclo: Diesel – 4 tempos
- Combustível: Diesel (Compatível S-10 e S-500)
- Diâmetro x Curso: 135mm x 150mm
- Tipo de Aspiração: Turbocompressor com Intercooler
- Tipo de Turbo: WG / eVGT / 2ST /
- Taxa de compressão: 17,0:1
- Tipo de Comando de Válvula: OHC
- Sistema de Injeção: Eletrônico Alta Pressão – Common Rail
- Capacidade do Cárter: 35L (Nível Máximo)
- Peso Drenado: 1000 a 1240kg
- Emissão: Euro VI / Tier 3 & MAR-I / Tier 4B / Stage V
- Controle de Emissão: Light SCR / HI-eSCR e HI-eSCR 2.