Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
desenvolvimento-de-motor-industrial-tempo-gasto-para-sua-criacao

Desenvolvimento de motor industrial e o tempo gasto para sua criação

Euro VI, P8, Diesel…O mundo dos motores está mudando muito. Mas, você já se perguntou: quanto tempo leva para o desenvolvimento de motor industrial?

Para exemplificar, um motor possui 800 componentes. Cada um desses, precisa ser desenvolvido, manufaturado e comprado, entre outras etapas. Ele passa por diversas etapas antes de ser acoplado ao veículo final e, de modo simplificado, vamos entender como isso acontece. Para melhor entendimento, definiremos por quais etapas o motor percorre antes de chegar ao cliente.

Etapas de desenvolvimento de motor industrial

Atualmente, a FPT Industrial – América Latina conta com 4 famílias  de motores dentre as variações On-road e Off-road. Em 2021, foram fabricadas, aproximadamente, 65 mil unidades. Todo esse montante passou por etapas rígidas de desenvolvimento do motor industrial.

Primeiramente, ocorre o pedido do cliente. Nessa etapa, ele nos diz quais são suas necessidades e expectativas para o novo powertrain. Nesse ínterim, é especificado um motor que atenda a critérios declarados pelo cliente, tais como: missão final do veículo, potência , torque e robustez do projeto. 

Por conseguinte, com esses entendimentos, é possível a criação do documento conhecido como Descrição Técnica. Uma vez definidas as condições de contorno que o projeto deve atender, incluindo a decisão de qual família o motor  vai integrar,  a equipe de desenvolvimento precisa definir uma base de peças para o início do projeto

Vale ressaltar que essa base pode vir de uma versão anterior de um motor já existente ou ser um conjunto de peças que satisfaçam os parâmetros de contornos definidos na primeira etapa. Por sua vez, essa lista de peças a serem utilizadas, fica documentada e também deve ser validada com o cliente. 

Após definido o escopo desse novo projeto, é dado sequência no desenvolvimento. Nesta etapa, passamos por uma complexa e longa fase a qual  tem participação de diversas áreas. Dessa maneira, não fica restrita apenas à equipe de engenharia de projeto. 

Para a didática do nosso texto, vamos dividir o momento em design, logística e fabricação. Essas três fases são extensas e, em cada uma delas, ocorrem diversas atividades que dizem respeito a toda a fábrica. Contudo, essas são etapas que levam meses e até anos para acontecerem e precisam estar alinhadas à diversas variáveis de mercado, bem como, legislações nacionais e internacionais vigentes.

Ainda, em certo grau de maturidade, também devem ocorrer os primeiros ensaios de fabricação do novo produto. Por sua vez, isso inclui logística de compras, de entregas, adaptações de projeto, linha de montagem, fornecedores, etc. Assim, para cada grupo de atividades, o motor se encontra em um grau de maturidade de desenvolvimento, sendo elas Alfa, Beta e Gama. 

Confira abaixo um cronograma ilustrativo do fluxo das atividades para o desenvolvimento de motores.

Cronograma ilustrativa do Projeto

Por fim, concluímos que todas essas etapas ocorrem em um período de aproximadamente 2,5 anos. Esse é definido como nosso tempo base para que o motor saia do papel e esteja dentro de um veículo, fazendo a mágica da conversão de energia térmica em movimento.

Agora que você já sabe como é o desenvolvimento de motor industrial, descubra em nosso blog mais sobre a tecnologia que o deixa mais sustentável.

Continue de olho aqui no nosso blog e siga nossos perfis no Instagram ou LinkedIn.

.

.

Conteúdo desenvolvido pelo Ezequiel Nascimento – Design Project Engineer da FPT e membro da Geração Millennials.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]