Procurando sempre aperfeiçoar seus sistemas e melhorar a performance dos motores, o sistema de injeção mecânica de combustível da FPT foi desenvolvido com padrões consistentes e precisos para alimentação do motor.
Então, para que você fique por dentro do funcionamento do seu motor FPT alimentado por injeção mecânica de combustível, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto.
O que é um sistema de injeção mecânica de combustível
De início, entendemos que os motores trabalham com sistemas bastante complexos e têm evoluído com o passar dos anos. Além disso, os motores são formados por diversos sistemas, componentes internos e periféricos que garantem sua máxima eficiência. Por consequência, dentre estes sistemas, está o sistema de injeção mecânica de combustível.
Desta forma, sendo utilizado desde a metade dos anos 1900, inicialmente para os motores movidos a diesel, o sistema de injeção mecânica de combustível foi logo adotado também pelos motores de ciclo Otto. Deste modo, foi possível garantir a alimentação de combustível com mais precisão.
Assim, esse sistema, aqui na FPT, utiliza a tradicional bomba injetora, na qual o controle da injeção de combustível é mecânico, como o próprio nome já diz.
Apesar de muitos motores utilizarem a injeção eletrônica Common Rail ou a injeção eletrônica de Unidade Injetora, a injeção mecânica ainda é de extrema importância para veículos/equipamentos como os Off Road. Isso porque garantem um bom desempenho mesmo nas situações mais severas de trabalho, além de ter sua manutenção mais barata.
Entenda como funciona nosso sistema de injeção mecânica de combustível
Inicialmente, no sistema de injeção mecânica da FPT, o combustível é aspirado do tanque para a bomba alimentadora, responsável por dosar, pressurizar e enviar o óleo diesel ao cilindro do motor.
Em seguida, dentro da unidade da bomba alimentadora, o combustível passa pelo sistema de filtro, seguindo pela linha de combustível até a entrada da bomba injetora.
A bomba injetora refere-se a um sistema específico de bombeamento mecânico que tem como objetivo alimentar regularmente os cilindros no momento mais oportuno, levando em conta a demanda de carga e rotação do motor, dessa forma, entregando a quantidade correta de combustível.
Finalmente, o sistema de retorno de combustível da bomba, através da tubulação de retorno, completa o ciclo da injeção mecânica de combustível.
Simultaneamente, neste momento, o ar é comprimido e, em seguida, ocorre a pulverização do combustível, processo que distribui a substância líquida em pequenas partículas. É desta forma que ocorre a combustão, processo que transforma a energia química em energia mecânica. Por fim, acontece a exaustão dos gases provenientes da queima.
Quer entender melhor como esse processo acontece? Assista ao vídeo e veja, na prática, o funcionamento de um motor com injeção mecânica de combustível:
Composição do sistema de injeção mecânica
Por conseguinte, o sistema de injeção mecânica é composto pelo reservatório de combustível, as tubulações, uma bomba alimentadora (que realiza a sucção do combustível do reservatório), bomba injetora, bicos injetores e os filtros de combustível. Sendo este último de extrema importância, por ser responsável por reter todas as impurezas presentes no óleo diesel.
Gostou de entender mais sobre o funcionamento do sistema de injeção mecânica dos nossos motores? Esta é uma das formas em que a FPT aplica seus princípios de inovação, entregando mais qualidade para os consumidores.
Para se informar ainda mais sobre o funcionamento dos motores FPT e manter a máxima saúde do seu veículo, confira como trocar o óleo do seu veículo com as Dicas do Reinaldo.