Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
meta carbono 2040

Meta carbono zero 2040: conheça a estratégia da FPT

Pautada em seus compromissos com a sustentabilidade, a FPT está fortemente engajada em reduzir a pegada de CO² no processo de fabricação de sua linha de produtos. Por isso, anuncia a meta carbono zero 2040 dentro de suas iniciativas sustentáveis.

Ao mesmo tempo que é positiva para o meio ambiente, essa iniciativa maximiza a eficiência energética, gerando uma economia de combustível ao usuário final. Resultado que é bom para a empresa, para os clientes e também para o planeta.

Continue lendo esse conteúdo e conheça mais sobre a iniciativa carbono zero 2040.

O que é a pegada de carbono

De início, é importante salientar o porquê de se debater uma meta carbono zero 2040. Atualmente, se tem emitido uma quantidade considerável de CO² através de atividades como a queima de combustíveis fósseis. Essas ações resultam no avanço do efeito estufa, que aquece o planeta.

Assim, cada ação que emite gases poluentes deixa uma marca no planeta, conhecida como pegada de carbono. Essa marca é calculada a partir da quantidade de emissões de carbono que uma pessoa, empresa, organização ou governo emite. Mesmo não sendo o único gás, o CO² serve como base para essa medida. Dessa forma, o seu cálculo representa também os outros gases emitidos.

Deste modo, diminuindo a pegada de carbono com a meta carbono zero 2040, a FPT assume uma responsabilidade sustentável e pensa no amanhã.

Resultados a serem alcançados com a carbono zero 2040

Alinhada aos princípios do “The Climate Pledge” desde 2021, a FPT incluiu o projeto carbono zero 2040 como uma de suas responsabilidades. Este projeto tem o objetivo de identificar melhorias nos produtos, do conceito ao design, incluindo todos os seus processos de usinagem, montagem e fabricação, manutenção, reconstrução, reciclagem e descarte.

Por conseguinte, para reduzir o consumo de energia e limitar o uso de combustíveis fósseis, estamos priorizando a utilização de eletricidade de fontes renováveis.

Por outro lado, para promover processos logísticos cada vez mais sustentáveis, estamos investindo em tecnologias e atividades que têm como resultado aumentar o transporte de baixa emissão. Isso é feito através da adoção de soluções intermodais e otimização da capacidade de transporte.

Além disso, estamos desenvolvendo nossa própria estratégia de descarbonização. Assim, com um pensamento inovador, será possível mudar para um portfólio de produtos mais ecológicos, aumentando o uso de biocombustíveis e eletrificação e pesquisa contínua em células de combustível e motores a diesel cada vez mais eficientes.

Conheça as metas para alcançar a carbono zero 2040 que levam em conta as operações, os produtos e até mesmo nossos parceiros:

  • 2030: diminuir as emissões de CO² provenientes da utilização das veículos vendidos por veículo/km em 35% em relação à 2019;
  • 2030: diminuir a emissão absoluta de CO² em 50% em relação a 2019;
  • 2030: garantir 100% do consumo total de eletricidade derivado de fontes renováveis
  • 2026: diminuir o kg de emissões de CO² por tonelada de mercadorias transportadas (incluindo peças de reposição) em 25% em relação a 2019;
  • 2026: diminuir as emissões absolutas de CO² derivadas dos principais fornecedores de bens e serviços adquiridos e bens de capital em 20% em relação a 2019.

Carbono zero 2040 é fruto de tecnologia e inovação

Ao lado das mais recentes inovações e sendo referência em tecnologia, são três as principais iniciativas da FPT para promover o carbono zero 2040:

Excelência em tecnologia de motores a combustão

São diversas as soluções em motores FPT On Road, Off Road, Geração de Energia e de uso marítimo. Um exemplo é o Original Reman. Com ele, a FPT promove o consumo eficiente de combustível e redução de emissão de CO² tanto no diesel quanto no gás natural.

Pioneirismo em inovações tecnológicas

Ir além das tecnologias convencionais nos motores à combustão sempre foi nosso objetivo. Assim, é possível reduzir em 30% a emissão de CO².

Estender as soluções de propulsão e armazenamento

Realizar a ampliação da cadeia de valor da FPT para a área de eletrificação, mantendo a liderança na estratégia ESG com uma visão multicombustível.

Outras soluções que fazem a diferença

Finalmente, além do carbono zero 2040, que reduz a pegada de carbono, a FPT traz outras estratégias que contribuem significativamente para um mundo mais sustentável.

Entre elas, está a segurança de trabalho e de produto, que minimiza o risco de ferimentos e eleva os padrões de segurança dos produtos. 

Já considerando o ciclo de vida útil, a FPT incentiva a economia circular com combustíveis alternativos com fazendas sustentáveis em biometano.

Por último, estão as iniciativas de inclusão e engajamento. Essas fortalecem ainda mais as relações dos profissionais por meio do engajamento ativo e eficaz, possibilitando um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo.

_____________________

Gostou de conhecer mais sobre as iniciativas sustentáveis que estão em todo o ciclo de produção da FPT? Então, aproveite para conhecer o motor N67 NG que move o primeiro trator a biometano do mundo.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]