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Manutenção preventiva, preditiva ou corretiva?

Se você já ouviu falar em manutenção preventiva, preditiva ou corretiva, certamente pode ter se perguntado: qual a diferença entre elas? Qual é a melhor? Qual devo usar? Sendo assim, este post te ajudará a esclarecer essas dúvidas e quando usar cada tipo de manutenção.

Origem da manutenção preventiva, preditiva e corretiva

A manutenção surgiu no final do século XIX com o início da mecanização das indústrias e a implantação de produtos em série. Assim, até por volta de 1915, esse tema ainda não tinha a devida importância, bem como, o conserto de máquinas.

Contudo, só depois desse cenário, que começaram a surgir as primeiras manutenções corretivas, ou seja, quando a máquina falhava, fazia-se o reparo.

Ainda, com o aumento da produção durante a Segunda Guerra Mundial, por volta do final da década de 1930 e parte de 1940, veio a preocupação de não só corrigir as falhas das máquinas, mas também evitá-las

Remete-se daí as primeiras manutenções preventivas, realizadas com o intuito de prever as falhas das máquinas com manutenções sendo feitas, periodicamente, a cada 15 dias ou 1 mês. Por exemplo: a manutenção realizava a troca preventiva dos lubrificantes, aplicando planos de calibração, aferição dos equipamentos, entre outros.

Nesse ínterim, por volta da década de 1970, surgiu um novo conceito de manutenção: a chamada manutenção preditiva. Essa também tem um acompanhamento periódico como a preventiva, entretanto, nela, utilizamos os programas de manutenção baseados no estado real do equipamento e na determinação de quando a manutenção deve ser realizada. 

Minimizando, assim, os custos com as desmontagens desnecessárias de equipamentos e aumentando a produtividade dos colaboradores. Dessa maneira, esse tipo de manutenção prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.

Atualmente, as manutenções mais usadas são a preventiva e a preditiva. Isso se dá pois essas têm como objetivo evitar as falhas. Todavia, embora cada uma das manutenções tenham as suas particularidades, sempre haverá espaço para mais de uma modalidade no dia a dia das empresas.

Exemplos dos tipos de manutenção

Agora que você já conhece um pouco da origem das manutenções, vamos a alguns exemplos práticos e do dia a dia para melhor entendermos esse assunto.

Primeiramente, imagine que você comprou uma lâmpada para seu quarto e na caixa está escrito algo do tipo: duração de até 5 mil horas. Logo, você trocaria essa lâmpada depois de 5 mil horas de uso ou depois que ela queimasse? Na maioria dos casos, só depois que ela queima, certo? Desse modo, você aplicou a manutenção corretiva. Isso é, quebrou ou estragou, vamos lá e consertamos. 

Por sua vez, com um elevador, diferente de uma lâmpada, não podemos esperar a falha do equipamento para fazermos o reparo. Sendo assim, o técnico de manutenção aplica a manutenção preventiva, com manutenções sendo feitas com um tempo pré-determinado. Desse modo, tende a evitar falhas como a degradação dos equipamentos, perdas de performance ou desgastes prematuros.

Agora, pense em um transformador de energia que alimenta várias casas. Dependendo do tipo de equipamento, se aplicarmos uma manutenção preventiva, teremos que parar o funcionamento dele e, consequentemente, o fornecimento de energia para as áreas atendidas toda vez que for feito o procedimento. E isso não é tão cômodo, não é mesmo? 

Nesses casos, utilizamos a manutenção preditiva. Ela diminui a probabilidade de fazermos a manutenção, prevendo um reparo mais assertivo e para o funcionamento do equipamento só quando tiver uma real necessidade ou o mais próximo disso.

O modo incorreto de uso do produto diminui sua vida útil 

Vale ressaltar que existem também maneiras de minimizar o ato da manutenção em si, que seria o modo de uso do produto. Os motores FPT são potentes e robustos, mas, como todo equipamento, os cuidados são necessários durante a operação.

Como exemplos, podemos destacar: 

  • Evitar acelerar e frear bruscamente, pois isso reduz a durabilidade dos componentes e aumenta o consumo de combustível.
  • Deixar excesso de sujeira no motor, pois isso pode gerar superaquecimento e danos.
  • Não ficar atento aos sinais indicadores no painel, evitando andar na reserva de combustível e ficar de olho na temperatura do líquido de arrefecimento.

Além do mais, na hora da manutenção, manter a escolha de peças de qualidade é um passo importante para o bom funcionamento do motor. Se seu veículo estiver na garantia é necessário investir em peças genuínas, recomendadas pelos fabricantes. Uma vez fora, as peças de reposição Nexpro da FPT Industrial são uma excelente opção para manter a qualidade, economia e eficiência dos equipamentos.

Manutenção preventiva, preditiva ou corretiva: qual é a melhor?

Sendo assim, conseguiríamos chegar a uma conclusão de qual é a melhor manutenção? Bom, em suma, não existe a melhor. As três são importantes e, volta e meia, usaremos não apenas a manutenção preditiva, como também a corretiva e a preditiva. 

É claro que, na maioria dos casos, nos preocupamos em evitar a corretiva. Afinal, das três citadas é a que geralmente vai gerar maiores gastos. 

Contudo, mesmo um elevador tendo uma manutenção preventiva, não descartamos a possibilidade de uma parte quebrar e, então, teremos que trocá-la, aplicando assim a corretiva. Por conseguinte, há também a possibilidade de aplicarmos uma preditiva para ser mais assertivo na hora de fazer a manutenção.

Logo, podemos afirmar, que uma manutenção não descarta a outra. Com o avanço tecnológico, novos métodos estão surgindo, de modo a minimizar, ainda mais, as probabilidades das falhas e aproveitar ao máximo a vida útil de cada equipamento.

Todavia, lembrando novamente, que o uso incorreto na hora da operação diminui a vida útil e acelera uma manutenção prematura do equipamento. Um bom planejamento é essencial para ter um controle efetivo e reduzir os gastos. Todo motor FPT é bruto e, fica ainda mais, quando você se atenta aos detalhes para a manutenção.Continue acompanhando nosso blog e nos siga no Instagram e LinkedIn para mais dicas. Até a próxima!

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Conteúdo desenvolvido por Pedro Menezes – Desenvolvimento de rede da FPT .

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