Sejam bem-vindos à nova temporada da websérie Dicas do Reinaldo. O nosso especialista está de volta e separou um conteúdo especial para você entender melhor sobre os dois tipos mais populares de óleo diesel. Confira!
Agora que você já sabe que existem dois tipos principais de diesel chamados de S500 e S10, separamos alguns pontos importantes para não confundir:
- S500 contém 500 partes de enxofre por milhão de partículas e é indicado para veículos com fabricação até o ano de 2012.
- S10 contém 10 partes de enxofre por milhão de partículas. É indicado para veículos mais novos, menos resistentes para receber quantidades maiores de enxofre.
Lembre-se que o excesso de enxofre provoca corrosão das peças danificando o motor mais facilmente. Por isso, motores mais novos não devem receber o diesel S500 para evitar danos ao motor, como por exemplo: deterioração prematura do óleo lubrificante, desgaste acelerado dos anéis de segmento e cilindros; deterioração prematura do sistema de escapamento, entre outros.
Outra coisa que você deve ter em mente é que o preço do combustível muito mais barato que o normal pode indicar adulteração e trazer muitos problemas, como a oxidação mais rápida do combustível e formação de depósitos nos motores, principalmente nos filtros. Isso pode acarretar falhas de funcionamento, perda de desempenho e até mesmo a parada total do motor.
Gostou de aprender mais sobre o diesel? Deixe o seu comentário! A gente se vê no próximo vídeo, até mais.