Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FPT participa do 16º Fórum SAE BRASIL

Na foto acima: Gustavo Teixeira, Coordenador de Engenharia de Produto da FPT, que palestrará sobre o Biodiesel de Macaúba.

De 2 a 4 de setembro, em Curitiba, em debate as tecnologias diesel e alternativas para veículos comerciais e fora de estrada. 

A FPT marcará presença no maior evento da comunidade Diesel no Brasil, o 16º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada – Seção Paraná e Santa Catarina.

Não ficaríamos de fora desse importante debate que se dedica ao aprofundamento dos assuntos que impactam fabricantes e usuários de motores diesel, no presente e no futuro. Nesta edição, o tema será: O Duelo entre Emissões e Eficiência Energética.

O conteúdo da programação tem como objetivo discutir os caminhos, desafios e as principais tendências para melhoria da eficiência energética, para as emissões de poluentes, cenários econômicos e direcionamento estratégico.

No dia 4, às 9h50, o nosso Coordenador de Engenharia de Produto e membro da Comissão de Tecnologia Diesel da SAE, Gustavo Teixeira, palestrará sobre o Biodiesel de Macaúba. Projeto esse realizado pela FPT em parceria com a PUC Minas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Bchem Biocombustíveis, utilizando o motor FPT N67 MAR-I/Tier 3 presente nos tratores agrícolas da Case IH e New Holland Agriculture.

O biodiesel de macaúba obteve desempenho e consumo equiparáveis com o diesel comercial brasileiro, com tendência de reduções nas emissões de monóxido de carbono (CO) e de material particulado (MP). Os testes utilizaram misturas de 10% e 20% de biodiesel de macaúba em diesel fóssil – misturas conhecidas como B10 e B20, respectivamente.

Saiba mais assistindo à palestra. Garanta a sua vaga. Inscrições online.

Além da palestra, o público, que for ao espaço da FPT Industrial durante o Fórum, terá a chance de pilotar o Simulador Marítimo, lancha virtual que reproduz o recorde de velocidade mundial na água. Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer o motor FPT Cursor 10, utilizado em aplicações on-road, de transporte de cargas, off-road, de máquinas agrícolas, e geração de energia.

Sinta a emoção de pilotar uma lancha de alto desempenho em um simulador marítimo, que reproduz o percurso do recorde de velocidade mundial na água, alcançado com o motor FPT Cursor 16 no Lago Como, na Itália. A lancha do campeão mundial Fabio Buzzi atingiu uma velocidade recorde.

Confira a programação completa do evento.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]