Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conceito do motor Cursor X da FPT Industrial vence o renomado prêmio Good Design Award de 2020

O Cursor X, o conceito inovador de fonte de energia modular, multipotência, multiaplicação e meticulosidade 4.0 da FPT Industrial foi um dos vencedores do renomado prêmio Good Design Award de 2020.

Fundado em Chicago em 1950 por Eero Saarinen e Charles e Ray Eames e atualmente gerenciado pelo museu de arquitetura e design Chicago Athenaeum e pelo Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos, o Good Design permanece sendo o programa mais antigo e mais reconhecido pela excelência em design ao redor do mundo.

Apresentado pela primeira vez no Tech Day 2018, o Cursor X é um símbolo de como a FPT Industrial enxerga a inovação: o conceito de um motor “projetado para o planeta Terra”. Desenvolvido pela equipe da FPT Industrial em conjunto com o Centro de Design da CNH Industrial, o Cursor X tem uma forte identificação com os 4 Ms: quatro características principais que moldam a arquitetura, a lógica e o modo de operação da unidade de propulsão do futuro.

Multipotência: qualquer nível de energia, qualquer missão

O conceito do Cursor X se adaptou para oferecer a solução mais adequada aos negócios e à missão do cliente, independentemente dele ter como base a combustão interna a gás natural, a geração de energia elétrica por células de combustível de hidrogênio ou a energia armazenada em bateria.

Modular: um motor, desempenho personalizado

O conceito da fonte de energia tem o mesmo tamanho de um motor de combustão interna, com uma arquitetura modular que permite fácil montagem, integração do veículo, manutenção e escalabilidade total.

Multiaplicação: infinitas possibilidades

Graças à grande variedade de opções, o Cursor X foi projetado para fornecer energia para tração, sistemas auxiliares, implementos e tomadas de força para qualquer tipo de máquina ou veículo industrial, de furgões de serviços de entrega a ônibus, de pequenos tratores de terraplanagem a escavadeiras de esteira, de tratores especializados a colheitadeiras.

Meticulosidade: introdução de uma nova era

O conceito da fonte de energia foi desenvolvido para ter a habilidade de auto-aprendizagem e fornecer uma quantidade significativa de informações para o desenvolvimento de mais projetos de hardware e software. Ele pode ser equipado com processadores e sensores que reconhecem anomalias, analisam o desgaste e preveem as necessidades de manutenção.

“Temos o imenso orgulho de receber o prêmio Good Design Award de 2020”, afirmou David Wilkie, diretor do Centro de Design da CNH Industrial. “Desenvolver um motor conceito é realmente algo especial. Significa reimaginar completamente o motor como o conhecemos. É a criação de uma aparência robótica eficiente que represente a tecnologia envolvida. Uma proposta inspirada na conectividade e em como ela pode ser aplicada à gestão do motor. Belo e, ao mesmo tempo, funcional. O prêmio é uma prova do trabalho conceitual realizado e do nosso compromisso “leonardiano” em desenvolver ideias inovadoras para trazer luz ao futuro. Com o Cursor X, podemos ajustar a solução de powertrain para ter uma configuração única para cada missão, cada veículo e cada máquina. Graças à abordagem modular, o Cursor X está pronto para se tornar o protagonista de cada missão, inspirando a próxima geração.”

“Todos estamos mais do que felizes pelo júri do Good Design Award de 2020 ter reconhecido nosso conceito único de motor ‘projetado para o planeta Terra’”, disse Egle Panzella, gerente da divisão de equidade de marca e sustentabilidade da FPT Industrial. “No futuro, imaginamos que o motor possa ser parte da estrutura externa do veículo e precise ser belo, não apenas funcional. O Cursor X é uma nova unidade de powertrain, capaz de usar qualquer fonte de energia disponível e, acima de tudo, sustentável. Ele é capaz de atingir a potência máxima com uma bateria elétrica. Ele também pode ser um powertrain híbrido de plug-in a gás natural. Além disso, a célula de combustível de hidrogênio proporciona 800 km de autonomia para missões de veículos pesados a longas distâncias.”

Desde dezembro de 2020, o conceito de fonte de energia do Cursor X da FPT Industrial está exposto permanentemente em Turim no Green Pea, o primeiro parque comercial sustentável do mundo, do qual a FPT Industrial é um dos principais parceiros.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]