Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
aumentar a durabilidade do motor

Como aumentar a durabilidade do motor?

Você sabia que dicas simples de cuidado e manutenção de seu motor podem prolongar sua vida útil para bem mais dos seis dígitos de quilometragem? Como todo equipamento, ele também precisa de cuidados para garantir um bom desempenho.

Por isso, separamos algumas dicas para você ter sempre em mente que irão garantir a durabilidade e longevidade do coração de seu veículo.

Fique de olho na manutenção preventiva

Todo manual da FPT vem com a informação sobre o momento certo para fazer a manutenção preventiva dos equipamentos e veículos em que seus motores estão presentes. Ela é imprescindível, pois é uma avaliação de como todos os componentes do motor estão se comportando, se há uma falha ou algo funcionando de forma irregular.

Isso garante sua segurança e previne problemas mais severos.

Respeite os intervalos de troca de fluidos

Os fluidos de lubrificação, arrefecimento, óleos, filtros, etc. possuem data de validade e se desgastam. Por isso, respeite a data indicada para evitar atritos e desgaste das peças internas de seu equipamento. Além disso, é bom sempre verificar os níveis desses fluidos para garantir o funcionamento correto do motor.

Outra dica é não usar óleos de origem duvidosa. Tenha sempre conhecimento da procedência e qualidade do que está comprando e siga as recomendações do fabricante para evitar dores de cabeça e até que seu motor se funda.

Utilize o óleo diesel específico para seu motor

Confira sempre a indicação de óleo diesel para seu equipamento/veículo. Por exemplo, motores que utilizam um pós-tratamento para redução de emissões, como o SCR, DPF e ureia, devem sempre utilizar o diesel S10.

Cuidado na hora de ligar e desligar

Pode parecer besteira, mas há uma dica para garantir a durabilidade do motor. Sempre ao ligar ou desligá-lo, aguarde um minuto em marcha lenta para garantir a estabilização da pressão de óleos e temperaturas.

Opere apenas dentro das especificações

Por fim, evite transitar fora das especificações do equipamento. Por exemplo, não ultrapasse o limite da carga transportada, evite longos períodos de marcha lenta, etc. Ler o manual do equipamento é fundamental para que ele tenha uma longa durabilidade.

Seguindo essas instruções, você vai garantir mais uns bons anos para o seu motor. Achou essas dicas válidas? Compartilhe com seus amigos!

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]