Navegar é preciso e, para isso, é preciso uma confiança extra e muita propulsão. É por isso que motores marítimos e motores para carros e caminhões são muito diferentes: o ambiente de aplicação diferenciado torna os motores marítimos muito mais complexos.
Motores marítimos são feitos para resistir literalmente até debaixo d’água, passando por modificações que lhes permitem realizar o trabalho pesado mesmo sob circunstâncias severas. Um grande número de sistemas e componentes são adicionados para aumentar a performance e garantir a segurança sem sofrer efeitos corrosivos causados pela água. Para começo de conversa, os impulsores de bomba marinhas geralmente têm componentes de cerâmica, placa de suporte de aço inoxidável e impulsor de bronze ou borracha para resistir à uma possível corrosão de água doce ou salgada.
Outra diferença fundamental é o sistema de refrigeração água/água, onde a bomba aspira água bruta (água do mar por exemplo) de fora para dentro do trocador de calor acoplado ao motor, ao contrário de um sistema de refrigeração água/ar para veículos terrestres, que utilizam o ar atmosférico que passa pelo radiador e realiza o processo de troca térmica. Vale lembrar que ambos os sistemas utilizam fluido de arrefecimento com propriedades anticongelamento e anticorrosão mais água limpa que circula somente dentro das galerias do motor.
Todas essas adaptações são necessárias pois quem trabalha em embarcação sabe que o dia a dia é puxado – e isso não é só para a tripulação, mas também para o motor que precisa ser confiável, versátil, eficiente e seguro. É dessa propulsão que dependem os profissionais a bordo e os clientes em terra firme ou até mesmo o momento de lazer.
Os motores marítimos têm demanda tanto para embarcações com fins profissionais ou não. Em ambos os casos a FPT conta com uma gama de opções de 85 a 500 CV, desenvolvida especificamente para aplicações profissionais e caracterizada por um design robusto e um layout funcional.