Para a FPT Industrial, incentivar a inovação e o conhecimento dos especialistas do amanhã é essencial.
Por isso, desenvolvemos a Geração Millennials, um programa voltado para as gerações Y e Z, o que nos permite manter um vínculo permanente com o universo acadêmico.
Como parte deste mindset, a FPT Industrial se tornou parceira da Equipe Fórmula CEFAST, do CEFET-MG no início deste ano, na disputa do campeonato Fórmula SAE Brasil.
O que é a Fórmula SAE Brasil?
Criada em 2004, a Fórmula SAE Brasil é uma competição que estimula os estudantes de engenharia a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula com o desenvolvimento de um veículo monoposto do tipo Fórmula.
Após estrear na Fórmula SAE Michigan em maio, em sua quarta presença em uma competição nos Estados Unidos, o protótipo ES-13 da equipe acelerou na Fórmula SAE Brasil, em Piracicaba (SP), onde conquistou o 1º lugar na competição.
Para Daniele Rodrigues, aluna de engenharia mecânica e gerente administrativa do projeto, o nome do protótipo é em homenagem ao professor fundador da equipe, Eduardo Schirm.
A Fórmula CEFAST foi fundada no mesmo ano em que a SAE Brasil e, desde então, sempre se manteve no top 10 nacional. A presença nas disputas nos EUA é resultado dos primeiros lugares conquistados no Brasil em 2018, 2020/1, 2022 e agora em 2023, além do terceiro lugar em 2017.
“A filosofia da nossa equipe consiste em desenvolver grandes engenheiros. A melhor forma de conquistar este objetivo, além de obter sucesso, é trabalhar por uma equipe organizada, motivada e bem preparada”, explica Rodrigues. “Com a parceria com a FPT Industrial, temos grandes expectativas quanto à evolução da área de powertrain da equipe, além de estarmos sendo incentivados por grandes engenheiros da área, reforçando o apoio da empresa à Educação”, ela afirma.
Criando veículos monopostos mais leves, ágeis e rápidos nas pistas
Um conjunto de regras estabelecidas pela organização da competição é o que guia a projeção de um protótipo de Fórmula SAE.
As regras abrangem aspectos técnicos, de segurança e de desempenho. Dessa forma, os veículos são construídosdentro de padrões, proporcionando um ambiente de competição justo.
Além disso, estes veículos monopostos, ou seja, com capacidade para apenas um piloto, são impulsionados por motores de motocicletas de alta potência, sendo projetados visando leveza, agilidade e rapidez em pistas de corridas fechadas.
“Eles são construídos com uma combinação de materiais leves, como fibra de carbono, alumínio e aço de alta resistência, para minimizar o peso do veículo e aumentar sua eficiência. Além disso, apresentam sistemas de suspensão sofisticados, freios de alto desempenho, sistemas de direção precisos e aerodinâmica otimizada”, acrescenta a gerente administrativa da Fórmula CEFAST.
Para nós, da FPT Industrial, criatividade, boas ideias e soluções são valores essenciais. Logo, o apoio à equipe de estudantes da Fórmula CEFAST vem ao encontro da nossa estratégia multi-energia.
“Já estamos com os olhos no futuro e incentivamos a formação de futuros especialistas. Acreditamos que a tecnologia, aliada a profissionais de ponta, proporcionarão um futuro ainda mais sustentável”, aponta nossa líder de Comunicação na América Latina Bárbara Loureiro.