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FPT INDUSTRIAL EXIBE MÚLTIPLAS INOVAÇÕES EM POWERTRAIN NA FENATRAN 2022

A energia do futuro é um dos temas principais em discussão atualmente. Sendo vanguarda da tecnologia, a FPT compartilha a sua visão revolucionária e integrada para a transição energética. Desta forma, aliamos sustentabilidade e soluções disruptivas para a oferta de acordo com a realidade local. 

Pioneira em novos sistemas de propulsão e comprometida com a meta de carbono zero do Iveco Group até 2040, a FPT apresentou sua novíssima divisão ePowertrain com soluções completas em emissão zero como eAxles (eixos elétricos), Central Drives (módulos de transferência de potência), Baterias Modulares e Sistemas de Gerenciamento de Baterias (BMS); o XC13, primeiro motor de plataforma multicombustível da FPT Industrial; a nova geração dos motores das Séries F1, NEF e Cursor para o PROCONVE P8/Euro VI; a nova versão do motor FPT N67 Natural Gas e o Original Reman, ambos para o segmento on-road, de comerciais leves, caminhões e ônibus. 

Assim, “Como parte da propulsão sustentável do futuro, a FPT Industrial continua desenvolvendo e investindo em novos motores de combustão interna, ampliando tecnologias e soluções conforme cada missão”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Deste modo, a abordagem multienergia considera o protagonismo do diesel no Brasil e o know-how da marca em aplicações a gás natural e biometano, complementados com a recém inaugurada planta de ePowertrain em Turim, na Itália.

ePowetrain: Futuro da mobilidade carbono neutro

Entrando em mais detalhes sobre o modelo, a nova planta de e-Powertrain da FPT Industrial é a primeira fábrica do Iveco Group totalmente livre de carbono, atingindo as metas ao compensar as emissões de CO2 com a utilização de energia de fontes renováveis e complementação com créditos de carbono.

Com uma área total de 15.000 m², esta possui três linhas de produção dedicadas à montagem de packs de baterias, Central Drives e produção de eAxles para veículos comerciais pesados (HCVs). Assim, funcionando a plena capacidade, produzirá mais de 20.000 eixos elétricos e mais de 20.000 módulos de baterias por ano para veículos comerciais leves (LCVs), micro-ônibus e ônibus.

XC13: Plataforma multicombustível

Em relação à plataforma multicombustível, temos uma evolução dos motores Cursor: o XC13. Do diesel ao gás natural – incluindo o biometano – hidrogênio e combustíveis renováveis, o motor foi concebido de forma revolucionária, em várias versões, para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no veículo final.

Por conseguinte, a versão movida a diesel oferece o melhor desempenho da classe, com até 600 hp de potência e 2.850 Nm, resultando em +5% de potência e +14% de torque em comparação com o atual FPT Cursor 13 no padrão de emissões Euro VI Step E (Europa). Desta forma, o XC13 se posiciona como um dos principais protagonistas para atingir as metas rigorosas de emissões de CO2.

Euro VI: Nova geração de motores para o Brasil

Como parte das evoluções em emissões para a fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE), a nova geração FPT Euro VI das Séries F1, NEF e Cursor agrega ainda mais eficiência e desempenho, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria Variável (VGT). 

Assim, garante mais robustez e economia, com soluções como o sistema de pós-tratamento HI-eSCR.

Em comparação ao PROCONVE P7, nível de emissões em vigor, o P8 traz significativas reduções de emissões: +70% de redução de HC (hidrocarbonetos não queimados); +50% redução de MP (material particulado) e +80% de redução de NOx (óxidos de nitrogênio).

FPT N67: Agora para veículos comerciais

Já na área de gás natural e biometano, o novo motor FPT N67 NG para veículos comerciais amplia a gama de motores de combustão interna da FPT Industrial. 

Consagrado em todo o mundo, já equipa no Brasil o New Holland T6 Methane Power – o primeiro trator do mundo movido a biometano –, e também está disponível para aplicações no segmento on-road, de transportes, seja em caminhões como também em ônibus.

O motor entrega o mesmo desempenho de um equivalente diesel, além de ser compatível com GNL, GNV e biometano. Assim, a performance “Diesel Like” alcança até 280 hp de potência e 1.000 Nm de torque.

Original Reman: Desempenho e consumo de motor novo, com menores custos

Conheça um pouco mais sobre a sustentabilidade e os benefícios do Original Reman, disponível para comerciais leves, caminhões e ônibus. A remanufatura dos motores FPT F1A, F1C, N67 e Cursor 13 entrega desempenho e consumo de motor novo, com menores custos.

Deste modo, o processo certificado pela FPT, com garantia de fábrica um ano, aumenta a vida útil dos motores. Com desempenho e consumo de motor novo, o Original Reman realiza a atualização de componentes, proporciona redução do TCO com menor custo de operação e garante a disponibilidade do veículo, sempre apto a trabalhar e gerar receitas.

“A abordagem multienergia é a base da nossa estratégia de produtos”, explica Rangel. “Com a chegada das soluções de ePowertrain agora produzidas em nossa planta em Turim, complementamos nossa oferta de soluções sustentáveis para movermos, conectados, a energia do futuro”.

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Por fim, agora que você já se atualizou sobre as novidades em motores e tecnologia no Brasil, o que acha de conferir como funciona o processo de eletrificação dos carros elétricos no Brasil?

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