Quando há algum problema com seu motor, você já fica apreensivo e imagina que terá um grande transtorno e, muitas vezes, para ter uma solução mais econômica ou mais ágil, opta por consertá-lo com peças de terceiros.
Isso é um grande erro e pode custar a vida do seu motor. Quer saber o porquê? Vamos explicar logo abaixo e você entenderá a importância do uso das peças genuínas FPT .
Compatibilidade
As peças genuínas FPT desenvolvidas na fábrica possuem os padrões e medidas específicas para cada elemento do motor, garantindo que tudo esteja vedado e bem encaixado, evitando vazamentos, falta de lubrificação do motor, atritos, etc.
Outras peças podem ter espessuras, tamanhos e serem feitas de outros materiais incompatíveis com seu modelo e podem acabar agravando o problema em curto prazo.
Por exemplo, as bombas d´água genuínas FPT são responsáveis pelo resfriamento do motor. Se forem utilizadas peças sem selos e rolamentos inadequados ou porosos, isso poderá acarretar mau funcionamento na circulação da água e gerar superaquecimento, que pode danificar o motor.
Durabilidade
Você tem que ter em mente que as peças genuínas FPT são testadas em situações mais extremas e em condições rigorosas de uso, o que garante que seu motor irá aguentar e durar por mais tempo.
Peças de terceiros podem não ter esse rigoroso controle de qualidade que, além de garantir durabilidade, é um item essencial para a segurança do seu veículo.
Mais um exemplo: as bombas de óleo. Caso não sejam peças genuínas FPT, podem acarretar má lubrificação do motor, levando ao desgaste prematuro do equipamento.
Desempenho
Se a peças não for genuínas FPT, o funcionamento do motor não será correto e, consequentemente, isso afetará o seu desempenho. Esses fatores associados podem fazer seu motor queimar mais combustível, não conseguir elaborar o processo corretamente e impactar no torque e potência do motor.
Por isso, é essencial manter seu equipamento com as peças genuínas FPT.
Achou o assunto interessante? Conte sua experiência para a gente no espaço de comentários!