Se os motores à diesel são projetados e fabricados para trabalharem em regimes de alta requisição, imagine os motores Off-Road. Eles costumam experimentar condições de trabalho ainda mais severas que o normal e, por isso exigem cuidados extras.
Para esses tipos de aplicações mais exigentes, a FPT conta com os motores da linha NEF que estão presentes em caminhões, máquinas de construção e agrícola, barcos e geradores. Para cada aplicação, os motores passam por variações, a fim de atingir o melhor desempenho e durabilidade em cada uma delas. Essas mudanças vão desde ajustes na central eletrônica até mudanças de hardware como bloco do motor, pistões e eixo de comando. Assim, os motores conseguem uma otimização da eficiência de queima, consumo de lubrificante e redução do desgaste.
Para extrair o melhor dos motores Off-Road em suas atividades diárias, é preciso dar atenção a vários aspectos. Selecionamos alguns para que você tenha sempre o melhor aproveitamento do seu companheiro:
– um dos fatores mais destrutivos para qualquer motor é a poeira, principalmente no caso do Off-Road. Lembre-se de vedar o filtro de ar e o sistema de admissão de ar. Trocar o filtro quando necessário também é de extrema importância: com filtros adequados, você consegue melhorar e muito a performance do seu motor;
– realize revisões periódicas. O intervalo entre uma revisão e outra, varia de acordo com a quilometragem do veículo. Consulte seu concessionário ou mecânico de confiança (leia aqui, dicas de manutenção do motor);
– um sistema de refrigeração com maior capacidade, permite que o motor seja abastecido por um ar com temperatura mais baixa, que aumenta a taxa de combustão e sua performance em cerca de 20%;
– um bom sistema de escape vai permitir uma maior capacidade ao motor. Isso também diminui sua temperatura e aumenta sua performance, a partir da diminuição do seu esforço para realizar suas tarefas. Lembre-se de respeitar as especificações desenhadas para especialmente para os motores Off-Road.
Importante
Para um bom funcionamento do motor, atenção ao controle do nível e do período de troca do lubrificante:
– Nível abaixo do mínimo da vareta: pode causar falta de lubrificante no sistema, o que vai gerar desgaste e superaquecimento.
– Nível acima do máximo: vai gerar aumento da pressão de cárter causando possível vazamento de óleo e em casos mais extremos a aeração do lubrificante o que pode também levar a falta de lubrificação para o motor.
A extensão dos períodos de troca de lubrificante pode gerar tanto danos aos motores de curto e longo prazo:
– Curto prazo: aumento da temperatura média, aumento do consumo de lubrificante, aumento de desgaste.
– Longo prazo: geração de depósitos no motor, redução da vida útil e diminuição da eficiência.
Você tem algum segredo para aumentar a produtividade do seu motor? Escreva nos comentários.
Colaboração: Embaixador Diego Ruan