Essa semana tive um problema mecânico que me fez interromper a viagem, e infelizmente passei a noite no trecho aguardando socorro, e até o fechamento dessa coluna, ainda não tinham descoberto o que ocorreu com o caminhão.
Antes de ele apresentar pane, vindo a parar totalmente, o veículo veio perdendo força por alguns momentos, e nessa hora o turbo não acionava, deixando o motor “maçarico” (denominação para os motores não equipados com turbo), e foi aí que percebi de fato a enorme importância do turbocompressor para o bom desempenho do cargueiro.
Para quem não sabe como é o sistema e como funciona, o turbo, basicamente, é um equipamento constituído de um eixo e paletas envolvidos por uma concha e, que aproveita a passagens dos gases do escape, para injetar ar comprimido e com maior densidade através da força centrífuga, aumentando sensivelmente o desempenho do propulsor.
Muitos não sabem, não somente na potência que o turbo atua, mas também, auxilia na otimização da mistura ar/combustível, e com os atuais empregos de tecnologia nas novas gerações de turbocompressores, se tornaram peças fundamentais para a diminuição da poluição e consumo de combustível.
Por conta das características dos motores diesel, o emprego do turbo só trás vantagens e hoje praticamente não se encontram mais motores diesel sem turbo, ao contrário dos motores a gasolina por exemplo, que dependendo da instalação, pode vir a comprometer o consumo e durabilidade do propulsor, no motor ciclo diesel esse problema não ocorre, ao contrário, esses fatores são melhorados, sendo assim fundamentais hoje em dia.
Outro exemplo claro da importância dele, é na nova geração de motores da FPT empregados na linha Iveco Stralis 2017, onde entre diversas mudanças, o turbo recebeu modificações, para que os motores ganhassem aumento de potência e torque.
Com tudo isso, podemos notar a importância desse equipamento para os motores atuais não acham? Porém, cuidados são necessários para que ele tenha uma vida útil bastante produtiva. Cuidados com vazamentos de óleo lubrificante, limpeza do filtro de ar e combustível de melhor qualidade são ações de extrema importância para deixar o turbo em perfeitas condições e sempre disponível.
Então amigo caminhoneiro, se atente as condições do turbo equipado em seu caminhão para que não ocorram surpresas. No meu caso o problema não foi com ele, mas foi o suficiente para que eu percebesse a importância dele, mas se o problema for diretamente relacionado ao turbo, pode ser o fim da viagem, o atraso na entrega, o risco de estar quebrado no trecho.
Portanto, verifique as condições do equipamento e boa viagem.
Até a próxima.
Fonte: Blog da Iveco/Wagner Araújo.